FABACEAE

Abarema cochliacarpos (Gomes) Barneby & J.W.Grimes

Como citar:

Tainan Messina; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Abarema cochliacarpos (FABACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

1.601.010,947 Km2

AOO:

840,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Ocorrência exclusiva no Brasil nas regiões Nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe), Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro) (Iganci; Morim, 2012). Espécie de ampla distribuição, ocorre em diferentes formações vegetacionais. Apesar de ser bastante usada como medicinal no nordeste do Brasil, não parece estar ameaçada. Uma das espécies mais abundantes do gênero, em todos os herbário do Brasil (Iganci, com. pess).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: LC
Justificativa:

?Espécie de ampla distribuição e apesar da perda de habitat em algumas localidades de ocorrência, não apresenta risco de extinção.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Nomes populares: "barbatimão"; "bordão-de-velho" (Iganci; Morim, 2012).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Cerrado, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Para Oliveira-Filho (2010) a espécie está presente desde a florestas costeiras anãs a nebulares anãs, das florestas pluviais a semidecíduifólias. Barneby; Grimes (1996) e Oldfield et al. (1998) caracterizam a espécie como uma árvore ou sub-arbusto arborescente da floresta atlântica costeira, encosta de morros, mata de cipó até altitudes dos Campos Rupestres da Bahia. Para Ferraz et al. (2004) é umas das espécies indicadoras da floresta ombrófila de terras baixas do nordeste (PE, PB, SE).
Detalhes: Árvore com altura potencial de ca. 30 m (Oliveira-Filho, 2010). Árvore ou subarbusto arborescente (Barneby; Grimes, 1996).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.1 International level
Avaliada em 1998 pela WCMC (IUCN, 2011).
Ação Situação
4.4 Protected areas
Ocorrência em unidade de conservação (SNUC), Reserva Ecológica de Jacarepiá. Região do Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio (Ribeiro; Lima 2009).